quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Alheira Casa com Quinta do Mouro


Alheira é uma comida típica de Portugal, uma linguiça preparada com carnes variadas e pão. Geralmente é servida com ovo frito, arroz e batata frita. É um prato bastante calórico e muito saboroso.
Alheira

Ingredientes:
01 Alheira
01 Ovo
50g de Arroz
100ml de Água
50g de Cebola brunoise 
Sal e azeite quanto baste
400ml de Óleo
01 Batata em cubos médios
Modo de Preparo:
1. Colocar óleo em uma panela e deixar aquecer.
2. Cortar a pele da alheira de ponta a ponta no sentido horizontal.
3. Colocar na panela com óleo e deixar em fogo médio para fritar e deixar a pele bem crocante.
4. Preparar o arroz: refogar a cebola picada com um pouco de azeite, acrescentar o arroz e refogar rapidamente. Acrescentar a água fria, colocar um pouco de sal e deixar começar a ferver, abaixar o fogo, tampar e deixar cozinhar até aparecerem pequenos buracos e a água secar.
5. Em outra panela fritar a batata, tirar escorrer em papel toalha e salgar levemente.
6. Em uma frigideira colocar um pouco de azeite, quebrar o ovo, temperar com um pouco de sal. Tampar, abaixar o fogo e deixar de 3 a 4 minutos para a clara cozinhar e a gema ficar mole.
A Jacinta comprou a Alheira na Quinta do Marquês, no Km 57 da Rodovia Castelo Branco. Vale a pena comprar a Alheira fabricada no Brasil é muito boa.

Veja a harmonização AQUI

Quinta do Mouro Casa com Alheira


A Jacinta fez Alheira na confraria e achei que um vinho tinto português bem encorpado e com muita personalidade harmonizaria bem com o prato. Abaixo minhas impressões da harmonização.
Prato: Alheira (Veja a Receita)
         Castas: 45% Aragonez, 30% Alicante Bouschet, 15% Touriga Nacional e 10% Cabernet Sauvignon

         Safra: 2007
Vinícola: Quinta do Mouro
Álcool: 14oC
País: Portugal (Alentejo)

Análise do vinho:

Vinho tinto, cor rubi intenso, límpido e brilhante, com halo de evolução.
Aroma de frutas negras, toques tostados, complexo. Na boca é encorpado, complexo, com boa acidez, frutas negras, toques tostados, bom tanino, elegante, agradável. Persistente, complexo e com muita personalidade. 
Harmonização
A acidez do vinho combina com a gordura do prato pois quebra um pouco a sensação da gordura. Apesar do prato ser pesado pelo método de preparo (fritura) o vinho é mais encorpado do que a alheira, seu sabor sobressaiu ao prato. O tanino do vinho pede uma carne mais sangrenta e suculenta. A Alheira pede um vinho com boa acidez mas com corpo médio, menos taninos e mais frutas. 
Esse vinho é importado pela Épice, vale a pena experimentar o vinho e a Alheira...

CASA COM VINHO