terça-feira, 2 de setembro de 2014

Empresa produz azeite no Brasil


A empresa iniciou uma pesquisa em 2006 para definir a melhor cultura para ser plantada na região central do Rio Grande do Sul. Após inúmeros estudos de viabilidade econômica, de localização e terroir decidiram pelo cultivo da oliveira.
Assim iniciaram um projeto piloto com 500 mudas para avaliar o desenvolvimento da cultura no local, uma vez que ainda não existia um comparativo de outras plantações de oliveiras no Brasil.
Após sete anos de apostas, testes e estudos a Bosque Olivos conta com um grande acervo bibliográfico de trabalhos e pesquisas e experiências com produtores nacionais e internacionais.

O mais interessante é o sistema de produção ecológico e integrado aproveitando o declive do terreno e a gravidade para aprimorar a produção, além de 10 tanques para piscicultura de onde é retirada a água para a irrigação.


O senhor Tales me enviou uma amostra de seu azeite para eu experimentar. Levei para a confraria e fizemos um prato com ele.
O azeite é muito gostoso, bastante frutado e aromático e possui uma acidez bem baixa sensorialmente. O pessoal do Sorocaba Park Hotel também gostou bastante.


Vale a pena conhecer o site da Bosque Olivos é muito interessante, além disso eles possuem visitas guiadas para quem quiser conhecer.

AQUI vocês podem acompanhar a receita que fizemos.





Salada de Quiabo Casa com Orvieto Classico


Faz algum tempo que vi a Chef Roberta Sudbrack preparando quiabo no Mais Você e adorei a técnica para deixar o quiabo sem baba. Como o prato principal seria um prato bem calórico resolvi fazer essa salada de entrada e ficou bem gostosa.
Salada de Quiabo Sem Baba

Ingredientes:
01 Pé de alface lisa
01 Cebola roxa em meias fatias finas
200g de Quiabo
01 Tomate salada em meias fatias finas
Suco de 01 Limão
Sal e azeite quanto baste

Modo de Preparo:
1. Colocar uma frigideira de tefal no fogo e deixar aquecer.
2. Colocar o quiabo inteiro lavado virando às vezes. Ele fica levemente tostado, não deixar muito mole.
3. Cortar a ponta do quiabo e cortar os quiabos maiores.
4. Misturar o quiabo, o tomate, a cebola e temperar com limão, azeite e sal. Deixar marinar uns 15 minutos e servir sobre o alface.
Obs: Quando você sela o quiabo inteiro no fogo quente a baba seca e o açúcar se concentra nas sementes.
Veja a harmonização AQUI

Orvieto Classico Casa com Salada de Quiabo


Experimentamos esse vinho na confraria acompanhando uma salada de quiabo. Como ele possui uma ótima acidez ele é recomendado para saladas e pratos que pedem uma boa acidez.
Vinho: Orvieto Classico Confini Branco DOC 
Prato: Salada de Quiabo Sem Baba (Veja a Receita)
         Castas: 50% Trebbiano Toscano, 20% Verdello, 20% Grechetto-Drupeggio, 10% Malvasia Toscana

         Safra: 2009
Vinícola: Confini
Álcool: 12oC
País: Itália (Toscana)

Análise do vinho:

Vinho branco, cor dourado verdeal, límpido e brilhante.
Aromas de frutas cítricas, fresco. Na boca é leve, com uma ótima acidez, fresco, com frutas cítricas. 
Harmonização
Ótimo vinho para entradas e saladas que pedem acidez. A acidez do limão casou muito bem com a acidez do vinho. O corpo do vinho e da salada se equilibraram. O aroma do vinho combinou com os aromas e sabores dos ingredientes e temperos da entrada. 
No site da Maison Bertin hoje esse vinho custa R$ 34,90.

CASA COM VINHO