domingo, 8 de junho de 2014

Karê de frango, gostoso e reconfortante


Ontem estava em casacom frio, com poucos ingredientes na geladeira, e vontade de comer algo rápido de fazer e reconfortante. Fiz um Karê de frango e assei uma massa folhada que estava congelada há algum tempo...

Curry ou Karê de Frango

Ingredientes:
200g de Peito de frango em cubos
30g de Manteiga
15g de Açúcar
200g de Cebola em cubos
20g de Curry japonês em cubos
30ml Shoyo
200ml de Água

Modo de Preparo:
1. Colocar a manteiga em uma panela, aquecer e dourar os cubos de frango.
2. Acrescentar a cebola e deixar caramelizar.
3. Adicionar o açúcar, os cubos de curry, o shoyo e a água.
4. Cozinhar em fogo baixo por 15 minutos. Servir quente.

Eu acompanhei de massa folhada assada (poderia ser a parte de cima de uma "torta"), mas pode ser servido com arroz ou gohan.

Experimente: Casa com Vinho

Diferenças entre o Curry, Caril e o Karê

Três nomenclaturas para o mesmo tempero. Curry, Caril ou Karê, originário da Índia, é na verdade uma mistura de temperos e especiarias, muito aromático e bem picante, com variações de região para região e de país para país.
Os ingredientes mais encontrados no tempero são açafrão-da-terra, cardamomo, coentro, gengibre, cominho, casca de noz-moscada, cravinho, pimenta e canela, mas cada país, cada região e cada cultura possui seu próprio blend. O uso também é diversificado.
A cozinha brasileira garante ao tempero a mesma denominação original. Aqui o Curry é usado na culinária indiana, na tailandesa e na oriunda de outros países asiáticos. Em Portugal, o mesmo tempero é conhecido por Caril.
No seu berço o Curry é servido com Arroz Basmati (ou Arroz Cheiroso), e é utilizado no preparo de molhos, legumes cozidos ou batata.
No século XIX, com a colonização inglesa, o Curry sofreu alterações no seu preparo como a redução da quantidade de pimenta. Entre 1868 e 1912, na Era Meiji, os ingleses levaram o tempero para o Japão, onde foi batizado de Karê. Muito popular entre os japoneses, ele é servido com Arroz (Gohan), macarrão e pão. O tempero japonês possui características diferentes do indiano: mais adocicado e mais grosso, e menos picante.