quarta-feira, 28 de maio de 2014

Décimo dia em Portugal - 30_01_14, com algumas novidades... Vejam os doces...

Meu décimo dia em Portugal começou muito bem, eu e o Victor fomos à uma Pastelaria...
Vocês acham que comemos pastel? Sim, Pastel de Belém, e outras delícias da doçaria portuguesa...




 Eu tinha que fotografar as vitrines, sabe criança em loja de doce? Me senti da mesma forma...


No Google encontramos o endereço: Solar de Bucelas, muito boa, vale a pena conhecer... R. Marquês de Pombal, 9.

Saindo de lá fui à Enoport, uma grande empresa que produz e distribui vinhos, eles tem várias marcas emblemáticas como as Caves Velhas, Caves Dom Teodósio, Adegas Camillo Alves, Caves Acácio, Caves Monteiros e Caves Moura Basto. Fui recebida pelo simpático Miguel Ramos, que me fez uma degustação de alguns vinhos (pois a linha é enorme).


Essa loja é em Bucelas - R. D. Afonso Henriques, 1.

 Parece um instrumento de tortura medieval, mas é um instrumento para abrir garrafas de vinho do Porto de safras antigas, em que a rolha provavelmente já está desgastada.

Aqui no Brasil os vinhos podem ser encontrados na Domno.

Ao lado da Enoport encontramos um Museu do Vinho, claro que fomos conhecer...



É muito legal, tem fotos do processo de produção do vinho e da sua importância à sociedade da época, é bem pequeno, mas bem interessante...



Olhem o que tinha no nosso caminho para chegar à Quinta do Pinto, um pastor de ovelhas, e suas ovelhas... 

Saindo de lá fui à Quinta do Pinto, uma vinícola familiar do século XVII, eram 15 famílias, com uma história de 300 anos. A propriedade estava abandonada e foi restaurada pela família e sua paixão pelos vinhos. Fui recebida pela simpática e amável Rita, que contou a história e me fez uma bela degustação. Eles fazem visitas com agendamento. Vocês podem comprar os vinhos com o pessoal da Asa Gourmet, Tel : (21) 9384-1284 ou 2287-7290. Fiz um pedido e fui muito bem atendida.






Os vinhos são muito bons, vale a pena conhecer...


E para finalizar bem o dia, fui conhecer a Quinta da Chocapalha, que possui enoturismo com agendamento. E seus vinhos podem ser encontrados na Adega Alentejana.
Também é uma vinícola antiga, do século XVI e familiar. A enóloga responsável é a Sandra Tavares (que faz parte da família, todos trabalham na vinícola).
Aliás tenho que ressaltar novamente, encontrei muitas mulheres enólogas em Portugal, algumas bem novas, senti muito orgulho pelo sucesso dos seus vinhos (que Sào muito bons).
As vinícolas que visitei nessa data fazem parte da Comissão Vitivinífera da Região de Lisboa, que me ajudou com os agendamentos.




Fui recebida pelos simpáticos e atenciosos Andrea Tavares da Silva e seu pai, que me contaram sua história, e fizeram a degustação dos seus belíssimos vinhos...
Apesar de ser uma vinícola antiga e familiar, seus processos de produção são muito modernos...



E para finalizar um dia fantástico fui à casa dos amigos Victor e Luizinha, e eles fizeram um risoto na Bimbi (é uma máquina que cozinha sozinha) e harmonizamos com alguns vinhos da Casca Wines...