terça-feira, 27 de maio de 2014

Bacalhau da Sandra Casa com Vinho Tinto Português???


Esse bacalhau minha cunhada Sandra fez na páscoa, como estava tão gostoso, é tão fácil de fazer e combina com esse friozinho, resolvi compartilhar...
Vou escrever a receita de acordo com o que vi ela fazendo.
Essa receita harmonizamos com um vinho tinto português delicioso Serras de Grândola, da vinícola A Serenada. Vejam a harmonização AQUI.

Bacalhau da Sandra

Ingredientes:
800g de Batata em rodelas de 1 dedo, cozidas al dente
1kg de Lombo de bacalhau, em postas, sem espinho, dessalgado
+- 1,5lts de Azeite
500g de Cebola em rodelas finas
500g de Pimentão vermelho, verde e amarelo em rodelas finas
200g de Tomate sem semente em tiras finas
200g de Azeitonas verdes
15g de Pimenta calabresa (cuidado, essa pimenta é forte)
Sal e pimenta do reino à gosto

Modo de Preparo:
1. Distribuir as batatas no fundo do refratário.
2. Colocar o bacalhau por cima e ir distribuindo os outros ingredientes por cima.
3. Espalhar a cebola, os pimentões, o tomate e as azeitonas.
4. Temperar com a pimenta calabresa, um pouco de sal e pimenta do reino.
5. Colocar o azeite até chegar à metade dos ingredientes.
6. Levar ao forno com papel alumínio à 180oC por 40 minutos, tirar o alumínio e deixar mais uns 20 minutos (Esses tempos são aproximados pois depende de forno para forno).
7. Se a batata estiver macia, e tudo levemente dourado, está bom.

Veja a harmonização AQUI

A grande polêmica: Bacalhau Casa com Vinho Tinto?


A grande polêmica: Bacalhau Casa com Vinho Tinto? Os portugueses garantem que sim, alguns profissionais acreditam que não. Quem está certo?
Na verdade, no mundo do vinho não existe certo ou errado, mas o que você gosta ou não. Claro que, algumas harmonização não são agradáveis, como: peixes harmonizados com vinhos tintos tânicos nos dão um gosto de metal na boca.
Mas como toda a regra tem excessão, se harmonizar alguns peixes com vinhos tintos leves e frutados (também depende do peixe e do método de preparo), mas pode ser uma boa combinação.
A receita você encontra no link abaixo.
Vinho: Serras de Grândola - Cepas Cinquentenárias
Prato: Bacalhau da Sandra (Veja a Receita)
         Castas: Baga, Camarate, Castelão, Bastardo (Vinha Cinquentenária)

         Safra: 2012
Vinícola: A Serenada
Álcool: 14°
País: Portugal (Península de Setúbal)

Análise do vinho:

Vinho tinto, cor rubi intensa, límpido, brilhante.
É um vinho com potência, mas com muita elegância. Apresenta aroma de frutas, com toques de mineralidade (dos solos de argila e xisto). Na boca é muito equilibrado, com tanino elegante, boa acidez. Possui corpo médio+, muito elegante e persistente.
A vinícola é muito interessante, possui uma pequena pousada com quatro quartos, muito aconchegante, biblioteca, sala para eventos, terraços e piscina. Vale a pena visitar: A Serenada. A produção é pequena, mas os vinhos fantásticos, elaborados com muita paixão, em uma região que está começando a despontar em Portugal: a Península de Setúbal.
Harmonização
Quando escolhi esse vinho para harmonizar com o bacalhau, me lembrava de sua estrutura com elegância (o que me chamou a atenção). Essa garrafa que harmonizamos estava com o tanino um pouco mais marcante, talvez se não aparecesse esse tanino, a harmonização seria perfeita. O corpo do vinho e o peso do prato se compatibilizaram muito bem. Suas frutas, e sua mineralidade combinaram com o peixe e os legumes que o acompanharam, até com o toque de pimenta. Apesar de estagiar em madeira, não se nota sua presença, e isso também contribui para a boa harmonização. Acredito que com uma carne leve a harmonização ficaria um pouco melhor, mas tirem suas conclusões e me contem...
Infelizmente esse vinho ainda não pode ser encontrado no Brasil. Na verdade, toda sua produção praticamente acaba sendo consumida na própria pousada...

 CASA COM VINHO