sexta-feira, 23 de maio de 2014

Degustação de Vinhos Italianos na ABS/SP

Denominada as muitas faces da Toscana a ABS-SP lança uma degustação de vinhos italianos imperdível no próximo dia 28/05 às 20:00.


Uma das grandes regiões produtoras de vinhos da Itália, a Toscana, famosa por seu Chianti Classico, entre outros vinhos espetaculares produzidos na região. Conheça a Lenda do Galo Negro de Chianti.
A degustação começará por um dos brancos mais tradicionais da região, o Vernaccia di San Gimignano, que a origens remontam ao século XIII.
Além disso, será provado um exemplar de uma apelação não muito conhecida, mas muito interessante, o Morellino di Scansano, da região litorânea de Maremma.
Completando a degustação dois tintos excepcionais: um "supertoscano" e um Brunello di Montalcino. Para encerrar a degustação com chave de ouro: o Vin Santo, um vinho doce da região, que geralmente é acompanhado dos tradicionais "cantucci" (biscoitos de sabor amendoado que devem ser molhados no vinho.

*Alunos e associados poderão levar um convidado pelo valor de associados.
 
Os vinhos que serão degustados:

- Cesani - Vernaccia di San Gimignano 2011
- Barone Ricasoli - Chianti Clássico 2011
- Donatella Cinelli Colombini 2008
- D'Isanto & D'Isanto - I Balzini White 2008
- Poderi del Paradiso - Vin Santo 2006

*Vaga garantida somente mediante pagamento.

Observação: Para os associados, no ato da inscrição se o sistema acusar o valor de não associado, entrar em contato através do telefone (11) 3814-7853 ou do e-mail abs-sp@abs-sp.com.br.

A lenda do galo negro dos rótulos de Chianti...

A Itália exala cultura em cada local que visitamos, em algumas regiões isso é mais nítido, como em Florença, capital da Toscana, uma cidade das artes, da música, do vinho, da cultura.
Foi o centro da Itália no Renascentismo, onde viveram artistas de todo o país e do exterior. Alguns exemplos são: Dante Alighieri, Leonardo da Vinci, Michelangelo, entre outros.


A Lenda do galo:

Na época das lutas medievais (muito sangrentas na época) entre Florença e Siena para definir a posse da região do Chianti: os Senesi e os Fiorentini Tomaram uma decisão para resolver a questão de uma forma bem curiosa.
As duas cidades resolveram definir a fronteira por meio de uma prova entre dois cavalheiros: um Florença (com suas cores) e o outro de Siena (com suas cores). Os cavalheiros sairiam de sua cidade ao cantar do galo, e a fronteira Florença/Siena se definiria exatamente no ponto em que os cavalheiros se encontrassem, no meio do caminho das duas cidades.
Siena ficou com um galo branco, e o empanturrou de comida acreditando que o galo bem alimentado cantaria mais alto de madrugada. Mas os Fiorentinos, que ficaram com o galo preto, não o alimentaram durante a noite.
No dia seguinte, o galo de Florença (preto), despertou faminto e começou a cantar antes do nascer do sol, e o galo de Siena (branco), não despertou pois estava de barriga cheia.
Com o canto do galo preto, o cavalheiro de Florença começou a galopar imediatamente e o de Siena teve de esperar  até que o galo branco resolvesse cantar.
Assim, o resultado do combate pacífico, foi que os cavalheiros se encontraram há apenas 12 quilômetros dos muros de Siena, e a República de Florença conquistou grande parte da região do Chianti.


História da gastronomia e da viticultura...

Casa com Vinho...

Veuve Clicquot inova de novo...



Inspirada na alta costura para "vestir" sua garrafa, a Veuve Clicquot lança a coleção: VEUVE CLICQUOT ROSÉ COUTURE.
Uma coleção sob medida para o dia dos namorados. Com embalagens ousadas da Maison Veuve Clicquot – Couture Box e Kit Couture – chegaram ao Brasil com design arrojado, uma maneira elegante de presentear.


Criada na França a haute-couture se destaca pela arte de criar peças exclusivas e com qualidade incomparável.
Criada para reforçar a ligação entre a moda e champagne, internacionalmente reconhecida pela excelência na produção de seus champagnes, a Maison Veuve Clicquot desenvolveu um produto de qualidade superior.