domingo, 6 de abril de 2014

Sexto dia em Portugal 26_01_14

No dia 25/01 cheguei à noite ao Hotel Vale do Gaio - (+351) 265 669 610. Um hotel bem familiar, pequeno, lembra uma pousada. Muito acolhedora, você sente que está na casa de uma família portuguesa.
Fui recebida pelo simpaticíssimo Vasco Gallego (também dono do Restaurante XL em Lisboa), e tive o prazer de jantar com ele e com o José da Mota Capitão. Infelizmente as fotos do jantar não saíram, mas a harmonização que fizemos com o CAVALO MALUCO, vocês podem ver AQUI. Os vinhos da Herdade do Portocarro você encontra na Wine.com.
Aliás o nome do vinho "Cavalo Maluco"surgiu de um desenho animado que o Pepe assistia na infância, e o índio chamava "Cavalo Maluco". Sempre voltado às suas ideologias, sentimentos e sonhos, quando criança Mota Capitão queria ser o índio da brincadeira, e adulto, contrariando às regras, plantou em um lugar considerado impróprio para vinhas, espécies diferentes das portuguesas, e após 15 anos de muito trabalho e estudo, produz vinhos fantásticos, elegantes e diferenciados.







Conheci José da Mota Capitão (Pepe) que começou a me contar sua história.
A Herdade do Portocarro é uma vinícola pequena e familiar, totalmente dirigida pelo Pepe. É uma vinícola com uma ideologia moderna e diferenciada. Foi o primeiro produtor de Sangiovese de Portugal.
Possui 3 vinhas com vinhos diferentes, fazendo o blend na vinha. Está localizada à 3km do mar, na fronteira dos distritos de Setúbal e Évora, ao lado da Ribeira do Sado.
Todo trabalho é manual, desde a plantação até a colheita. É uma produção biodinâmica e biológica, preocupada com o ecossistema, sem utilizar agrotóxicos.




Essas fotos são da Quinta Nova, uma segunda produção do Mota Capitão junto ao seu sócio. Eles acreditam no diferencial dessas terras, e realmente é um lugar magnífico, onde você sente a energia e a força da terra.


Após conhecer as vinhas e a vinícola, experimentar vinhos que ainda vão para o mercado, fomos almoçar na casa de amigos do Mota Capitão, produtores de azeite.


Herdade de Vale de Arca - Manuel Fernandes Magalhães - (+351) 226 080 489. Infelizmente os azeites ainda não chegam ao Brasil pois são muito bons.





Alguém já viu uma árvore que produz laranja e limão siciliano no mesmo pé?

O almoço foi fantástico, as pessoas são muito simpáticas e acolhedoras, não tenho como agradecer a forma que me receberam em sua casa...
O responsável pelo almoço foi o Gonçalo do Portarossa Cafeína no Porto (+351) 22 61 75286.

Conhecer Portugal: Casa com Vinho...