quarta-feira, 2 de julho de 2014

Marcenasco Renato Ratti Casa com Cordeiro


Eu trouxe esse Barolo do Renato Ratti quando voltei da Itália e meu irmão queria que eu lhe desse de aniversário. Paguei uns Eur $100 lá, e aqui não tinha mais. Eu prometi a ele que faria um prato e harmonizaríamos com esse vinho e tomaríamos juntos.
Essa semana no Facebook fiquei muito feliz por receber a notícia do Luiz Horta que a Ravin irá trazer esses vinhos fantásticos para o Brasil. 
Vinho: Barolo DOCG Marcenasco
Prato: Cordeiro com Batata Rústica (Veja a Receita)
         Castas: Nebbiolo

         Safra: 2010
Vinícola: Renato Ratti
Álcool: 14,5°
País: Itália (Piemonte)

Análise do vinho:

Vinho tinto, cor rubi intenso, límpido, brilhante.
No nariz possui frutas negras, especiarias, toques tostados de tabaco e um um pouco de sous bois. Na boca é muito elegante, com ótima acidez, tanino marcante. Encorpado e muito persistente.
Harmonização
É um vinho 2010 e poderia descansar por mais dois a três anos tranquilamente. Seus taninos estavam bem presentes, mas eram muito elegantes. A doçura da carne combinou muito bem com as frutas e a leve doçura do vinho. Os temperos e pimentas do prato harmonizam com o toque de especiarias da bebida. O corpo do vinho e o peso do prato se completaram, e a acidez de ambos também casaram muito bem.
Foi uma ótima harmonização, recomendo experimentarem.

CASA COM VINHO


O rótulo do vinho está assim pois a Alitália fez o favor de quebrar um Barolo na minha mala (ainda bem que não foi esse). Minha sorte é que eu tinha colocado uma bolsa para envolver a garrafa que quebrou, senão todas as minhas roupas teriam caco de vidro.

2 comentários:

  1. Barolo Marcenasco de apenas 4 anos? É um desperdício total.
    []s,
    Rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Rafael,

      Desperdício? Poderia estar melhor, mas já estava fantástico, posso te garantir.

      Abraços

      Excluir

Participe, comente, envie suas dúvidas ou dicas, sinta-se em Casa...