domingo, 8 de junho de 2014

Diferenças entre o Curry, Caril e o Karê

Três nomenclaturas para o mesmo tempero. Curry, Caril ou Karê, originário da Índia, é na verdade uma mistura de temperos e especiarias, muito aromático e bem picante, com variações de região para região e de país para país.
Os ingredientes mais encontrados no tempero são açafrão-da-terra, cardamomo, coentro, gengibre, cominho, casca de noz-moscada, cravinho, pimenta e canela, mas cada país, cada região e cada cultura possui seu próprio blend. O uso também é diversificado.
A cozinha brasileira garante ao tempero a mesma denominação original. Aqui o Curry é usado na culinária indiana, na tailandesa e na oriunda de outros países asiáticos. Em Portugal, o mesmo tempero é conhecido por Caril.
No seu berço o Curry é servido com Arroz Basmati (ou Arroz Cheiroso), e é utilizado no preparo de molhos, legumes cozidos ou batata.
No século XIX, com a colonização inglesa, o Curry sofreu alterações no seu preparo como a redução da quantidade de pimenta. Entre 1868 e 1912, na Era Meiji, os ingleses levaram o tempero para o Japão, onde foi batizado de Karê. Muito popular entre os japoneses, ele é servido com Arroz (Gohan), macarrão e pão. O tempero japonês possui características diferentes do indiano: mais adocicado e mais grosso, e menos picante.

2 comentários:

  1. poderia dizer se tem algum livro explicando essa diferença ou se vc retirou de algum livro e se poderia passar o nome por favor???

    ResponderExcluir
  2. Bom dia o texto foi elaborado através de pesquisas na internet e com produtos que utilizo para o preparo de pratos. Além da troca de experiências com outras pessoas que os utilizam.

    ResponderExcluir

Participe, comente, envie suas dúvidas ou dicas, sinta-se em Casa...