terça-feira, 6 de maio de 2014

Taylor's LBV Casa com Risoto de Chocolate com Frutas


A região do Douro, local onde nasceu o vinho do Porto, é uma das mais antigas e mais bonitas regiões vinícolas da Europa. Produz vinho há 2 mil anos.
Em 1756, o Douro tornou-se a primeira das grandes regiões vinícolas clássicas a ser legalmente demarcada.
Separada da zona litoral e do clima temperado pela Serra do Marão que a protege dos ventos chuvosos que vem do Atlântico, a região do Douro tem um clima caracterizado por verões quentes e secos e invernos rigorosos. É uma região de paisagem selvagem e montanhosa, até pouco tempo, grande parte da região era distante e inacessível.
A maioria das melhores vinhas estão plantadas nas encostas íngremes que margeiam o rio Douro e os seus afluentes, tais como os rios Pinhão, Távora e Torto. É a única área produtora de vinho no mundo onde se pratica a viticultura de montanha de clima quente.

Se quiser entender um pouco sobre o vinho do Porto e seus estilos veja o link do Casa com Vinho: Vinho do Porto.
Vinho: Taylor's Late Bottled Vintage 2008
Prato: Risoto de Chocolate com Frutas (Veja a Receita)
         Castas: 

         Safra: 2008
Vinícola: Taylor's
Álcool: 
País: Portugal (Douro)

Análise do vinho:

Vinho tinto, cor rubi intenso.
É um vinho com aromas de frutas negras (como groselha e cereja) e especiarias. Na boca possui ótima acidez, açúcar muito agradável, álcool bem integrado, tanino elegante e agradável.
Harmonização
A harmonização com o risoto e o vinho do Porto ficou muito gostosa e equilibrada. As frutas e especiarias do vinho combinaram muito bem com o chocolate, a acidez das frutas frescas ficou bem equilibrada com a acidez do vinho. O crocante de amêndoas também acompanhou bem o vinho. Foi uma harmonização incrível, que vale a pena testar... 

CASA COM VINHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, comente, envie suas dúvidas ou dicas, sinta-se em Casa...