segunda-feira, 5 de maio de 2014

Boscarelli Vino Nobile di Montepulciano Casa com Risoto de Queijos e Mignon ao Sofrito de Alho Negro


Boscarelli está localizado em uma área histórica da DOCG Vino Nobile: Cervognano. Três centenas de metros acima do nível do mar no sudeste de Montepulciano, no sentido do Vale de Chiana, que goza de uma boa ventilação de calor, e promove um microclima adequado para a viticultura de qualidade. O terreno de aluvião, areias pedregosas e permitir uma boa drenagem e fornecer alta elegância para a uva. Este sempre foi motivado a envolver-se no compromisso da família para a investigação de qualidade que estes factores ajudam a alcançar. A extrema atenção na cultura e prática na condução da vinha levou - com replantações graduais começou no final da década de 80 - em uma densidade média de vinhedos em torno de 6000/7000 plantas por hectare. O rendimento por planta é cerca de 1,3 kg de uvas. A uva Sangiovese é o mais abundante (80%). Para os 20% restantes foram plantadas diversas variedades nativas, como Mammolo Canaiolo e Colorino, e algumas internacionais (Merlot, Cabernet e Shiraz).  
Vinho: Boscarelli Vino Nobile di Montepulciano 2011
Prato: Risoto de Queijos e Mignon ao Sofrito de Alho Negro (Veja a Receita)
         Castas: Canaiolo, Colorino, Malvasia Nera, Mammolo, Sangiovese

         Safra: 2011
Vinícola: Boscarelli
Álcool: 14°
País: Itália (Toscana)

Análise do vinho:

Vinho tinto, cor rubi intenso com toques granada.
É um vinho franco, negras como ameixa e mirtilo, com toques florais como violeta e íris. Na boca possui ótima acidez, típica dos vinhos italianos, corpo médio +, persistência média.
Hoje 05/05/14 você encontra esse vinho com desconto por R$ 146,63 no site da Decanter.
Harmonização
A harmonização com o risoto e o mignon ficou muito harmoniosa. O peso do vinho e do prato eram compatíveis. A acidez do vinho harmonizou com a gordura da carne e do risoto. O aroma das frutas do vinho acompanhou bem a complexidade do molho de alho negro. Foi uma harmonização muito gostosa e equilibrada, vale a pena experimentar.
CASA COM VINHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, comente, envie suas dúvidas ou dicas, sinta-se em Casa...