terça-feira, 15 de abril de 2014

Esporão 4 Castas Tinto Casa com Terrine de Perdiz

Vinho: 4 Castas Tinto 2011
Prato: Terrine de Perdiz (Veja a Receita)
         Castas: Aragonez, alicante bouschet, petit verdot, syrah 

         Safra: 2011
Vinícola: Herdade do Esporão
Álcool: 14,5°
País: Portugal (Alentejo)

Análise do vinho:

Vinho tinto, cor rubi intenso e vivo, brilhante.
É um vinho franco, muito frutado, frutas vermelhas, notas de especiarias e um leve fumado. Na boca é um vinho de ótima acidez, corpo médio, e demonstra na boca o que sentimos no nariz. É um vinho macio, sedoso. O tanino é bem elegante. Vinho bem equilibrado, de persistência média.
Alguns vinhos da Herdade do Esporão você compra no Brasil nesses sites: QualimporWine.com. E para quem está em Sorocaba pode encontrar: Padaria Real.
Harmonização
Harmonizei esse vinho na Herdade do Esporão com uma terrine preparada pelo Chef Miguel Vaz. Essa terrine é uma entrada que parece ser leve, mas tem uma certa estrutura por ser preparada com carnes de perdiz e de porco, além do cogumelo shitake. O peso do prato e do vinho se compatibilizaram perfeitamente. As frutas e as especiarias do vinho harmonizaram muito bem com a complexidade dos ingredientes da terrine, as carnes, o cogumelo, as ervas e especiarias casaram muito bem com os aromas do vinho.  A acidez do vinho limpou a gordura do prato (que na percepção não é muita). Foi uma harmonização perfeita, muito agradável...
Vale a dica, Esporão 4 Castas e Terrine de Perdiz...

CASA COM VINHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, comente, envie suas dúvidas ou dicas, sinta-se em Casa...