domingo, 8 de julho de 2012

Filé ao Molho Mostarda Casa com Zinfandel



Em fevereiro de 2011 conclui o nível II do Wine Spirit, e aproveitei o embalo do curso para fazer essa harmonização para meu irmão e minha cunhada.
Já ouvi comentários muito bons e não tão bons sobre esse vinho, mas essa harmonização foi a melhor que já provei até hoje.
O vinho com esse prato cresceu profundamente, ele apresentou toda sua complexidade, sua fruta madura, cheguei até a perceber o conceito de umami (o prato com seu sabor, o vinho com seu sabor, e com a união dos dois um terceiro sabor).


Filé ao Molho Mostarda


Ingredientes:
400g Escalopes de filé mignon
50ml Azeite
100g Creme de leite fresco ou de caixinha
80g Mostarda l´ancienne
Ervas de provence frescas
Sal e pimenta quanto baste
  
Modo de Preparo:
1- Tempere os filés com sal e pimenta da reino. 
2- Esquente uma saltese (frigideira), coloque azeite e sele os filés rapidamente em todos os lados. Leve ao forno quente por aproximadamente 5 minutos (depende do ponto da carne).
3- Coloque o creme de leite, a mostarda e as ervas inteiras em uma panela e deixe reduzir um pouco, desligue e na hora de servir retire as ervas.
4- Sirva a carne com o molho por cima.


Batata Assada com Sálvia

Ingredientes:
400g Batatas asterix (batata rosa)
50ml Azeite
Sal grosso gourmet (mais fino) quanto baste
1 maço de Sálvia fresca

Modo de Preparo:

1- Lave bem as batatas, corte em 4.
2- Tempere com o azeite, o sal e a sálvia.
3- Leve ao forno quente (200oC) por aproximadamente 40 minutos virando de todos os lados para dourar por igual. Sirva com os filés.

Veja a HARMONIZAÇÃO COM VINHO

Zinfandel Casa com Filé ao Molho Mostarda


Vinho: Robert Mondavi Private Selection Zinfandel 2008
Prato: Filé ao Molho Mostarda (Ver a receita da massa sugerida da Chef Karina P. Papa AQUI)
Castas: 80% Zinfandel, 12% Syrah, 6% Petite Sirah e 2% Chardonnay  
Safra: 2008 
Vinícola: Robert Mondavi Winery
Álcool: 13,5° 
País: Estados Unidos 

Análise do vinho:

Vinho tinto cor rubi com reflexos granada, brilhante, vivo, com leve halo de evolução.
No olfato vinho franco, fragante, intensamente frutado com frutas negras maduras como amora, framboeza, mirtilo. Muitas especiarias como pimenta preta, entre outras. Na boca apresenta boa acidez, taninos macios, álcool equilibrado, confirma as frutas maduras, com as especiarias, toques defumados, com boa persistência e açúcar residual.

Vinho de boa qualidade e acompanhado do filé ao molho mostarda apresentou aromas terciários e sabores muito desenvolvidos, com uma combinação perfeita e uma harmonização magnífica. Não sei o preço pois foi meu irmão que comprou, mas no site da Aurora você encontra a história da vinícola e a ficha técnica do vinho, e no site Viavini a safra 2005 custa R$ 98,00  em 08 de julho de 2012.

Harmonização

Como a carne tinha pouca gordura combinou bem com os taninos macios do vinho. Sua fruta e sua especiaria harmonizou perfeitamente com o molho de mostarda e com as ervas usadas no molho, a acidez de ambos ficou bem harmoniosa. Foi o casamento perfeito.
  Se quiser fazer um prato com uma boa harmonização de vinho, recomendo esse prato com esse vinho.
Se você tiver um tempo  CASA COM VINHO.