sábado, 4 de agosto de 2012

Dioniso Cabernet Sauvignon Casa com Boeuf Bourguignon


Vinho: Dioniso Colli di Rimini 2010
Prato: Boeuf Bourguignon (Ver a receita sugerida da Chef Karina P. Papa AQUI)    
Castas: Predominância de Cabernet Sauvignon  
Safra: 2010
Vinícola: Tenuta Del Monsignore F.lli Bacchini
Álcool: 13° 
País: Itália 

Análise do vinho:

Vinho tinto, cor rubi intenso, com toques violáceos, límpido e brilhante.
No olfato franco, fragrante, com aroma de frutas vermelhas maduras, e toques herbáceos e de ervas frescas. Na boca apresenta boa acidez, corpo médio/mais, taninos elegantes e macios, vinho muito equilibrado. Apesar da potência da maioria dos cabernets, esse vinho apresenta muito carácter, mas com muita elegância e equilíbrio, típico dos vinhos do novo mundo.

Comprei esse vinho na Cellar Experts e paguei algo em torno de R$ 40,00  em julho de 2012. O site da vinícola é Tenuta del Monsignore.

Harmonização

O peso do prato e a cremosidade do molho combinaram com o peso do vinho, as frutas do vinho e seu toque herbáceo ficaram muito bons com o molho do prato com sua variedade de sabores e aromas. A acidez do vinho também se compatibilizou bem com a gordura do prato. Foi uma harmonização muito agradável.  
        É um prato demorado para fazer, mas se quiser surpreender as pessoas com um prato delicioso e aconchegante experimentem, vale a pena. 


     Na verdade eu comprei um vinho francês para experimentar com esse prato, apesar do prato ter origem em Borgonha, comprei um vinho da Côtes du Rhône para harmonizar pois por ser um vinho com algumas castas aromáticas, achei que combinaria com com todos elementos aromáticos do prato.
Porém o vinho se sobressaiu ao prato, então utilizei esse vinho italiano que achei que harmonizou melhor.



Se fizer uma experiência como essa, me conte...
CASA COM VINHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, comente, envie suas dúvidas ou dicas, sinta-se em Casa...