sexta-feira, 20 de julho de 2012

Origem da Fondue

O fondue, na verdade "a" fondue (feminino), originou-se na Suíça francesa; dai seu nome, pois fondue (particípio passado de fondre) em francês significa fundido ou derretido, ou seja, queijo fundido, no qual se mergulha o pão.
Uma receita para um molho feito de vinho, queijo de cabra ralado e farinha branca, aparece no capítulo 11 da Ilíada de Homero, e tem sido citado como o mais antigo registro de um fondue.
No século XIII, alguns povos do Alpes Suíço produziram mais queijo do que o necessário para o comércio externo e interno. Com a chegada do inverno eles endureceram então alguém teve a idéia de derreter o exagero produzido. Para conservar adicionaram bebida alcoólica (o kirsch, destilado de cereja produzido na região). Então, eles passaram a estocar blocos derretidos com o destilado, endurecia com o frio, mas não estragava e no momento de comer, derretiam novamente.
Hoje encontramos a fondue bourguignonne (carne frita em óleo), a de peixe, de camarão, a Bagna Cauda (estilo de fondue italiano), Fondue Chinoise (estilo chinês com a carne cozida em caldo de legumes) e o de chocolate.
Na verdade o Fondue se tornou um ritual em que se reúnem amigos e comem o prato acompanhado de um vinho nos dias frios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, comente, envie suas dúvidas ou dicas, sinta-se em Casa...